O velório coletivo das nove vítimas do acidente trágico envolvendo uma equipe de remo foi realizado na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (22). A cerimônia ocorreu na sede do clube Centro Português 1º de Dezembro, reunindo familiares e amigos em um momento de grande comoção. O acidente, que vitimou sete atletas, o coordenador do time e o motorista da van, aconteceu na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite de domingo (20).
Os corpos chegaram a Pelotas em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), por volta das 17h10. Acompanhados por viaturas da Brigada Militar, Polícia Federal e caminhões do Corpo de Bombeiros, os caixões foram levados até o local do velório em caminhões blindados do Exército. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
Durante o cortejo, os caixões, alguns cobertos por bandeiras, foram conduzidos por militares e receberam aplausos ao chegarem no clube. Centenas de pessoas participaram da despedida, e medalhas conquistadas pelos jovens atletas foram recolhidas no local do acidente e transportadas junto aos corpos. As famílias ainda não confirmaram os horários dos sepultamentos.
Entre as vítimas, estavam jovens com idades entre 15 e 20 anos, todos vinculados ao projeto “Remar para o Futuro”, que era uma iniciativa em parceria com o clube Centro Português e a Academia de Remo Tissot. O projeto contava com o apoio da Prefeitura de Pelotas e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).