O World University Rankings 2025 foi divulgado nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, e classificou o desempenho de 2.092 universidades de 115 países. A Universidade de Caxias do Sul apresentou melhora nos critérios de qualidade de ensino, qualidade de pesquisa e internacionalização. O ranking é organizado pela Times Higher Education.
Somente 61 instituições brasileiras ingressaram no ranking. Em 2024, foram 56. No ano passado, considerando apenas as instituições nacionais, a UCS esteve na 28ª posição. Neste ano, ocupa a 20ª colocação.
Sobre os aspectos com a melhor avaliação, o principal é a internacionalização. A nota subiu de 21.6 para 23.3. No indicador de qualidade de pesquisa, a nota passou de 11.8 para 21.7 e, por fim, a avaliação do ensino subiu de 15.9 para 16.1.
Outro ponto de destaque no desempenho da UCS é integrar um grupo com apenas 11 universidades brasileiras comunitárias e privadas no levantamento. Considerando somente instituições gaúchas, a UCS faz parte de uma lista com apenas oito.
O levantamento da Times Higher Education é formulado a partir de 18 indicadores de desempenho. Os itens são separados em pontos-chave para as instituições: qualidade de ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, internacionalização e indústria. A UCS está presente no ranking desde 2020.
Foto: Claudia Velho/Acervo UCS