Tempo firme predomina no Rio Grande do Sul nos próximos dias, com exceção de áreas ao norte

Estabilidade climática marca o estado, mas há previsão de chuvas isoladas na divisa com Santa Catarina

Nos próximos dias, o tempo no Rio Grande do Sul deverá permanecer estável, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 42/2024 da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A maior parte das regiões experimentará céu claro e temperaturas agradáveis, com algumas exceções próximas à divisa com Santa Catarina. A previsão indica que a sexta-feira (18/10) será marcada pela passagem de um cavado que poderá trazer chuvas fracas a moderadas em regiões como o Norte e os Campos de Cima da Serra.

No sábado (19/10), o tempo deve se manter estável em grande parte do estado, com temperaturas amenas e céu parcialmente nublado. Essa estabilidade continua até domingo, quando uma crista em níveis médios da atmosfera se intensifica, reforçando a ação de um anticiclone sobre o Rio Grande do Sul. Como resultado, a previsão é de mais um dia com céu limpo e clima agradável, sem grandes variações.

Para a segunda-feira (21/10), as condições climáticas seguirão estáveis, mesmo com o movimento do anticiclone em direção ao Oceano Atlântico. No entanto, a terça-feira (22/10) marca o início de uma mudança no tempo, com a intensificação de um cavado entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul, trazendo chuvas leves a moderadas em algumas regiões, especialmente no Centro e Norte do estado.

A instabilidade se mantém na quarta-feira (23/10), quando uma frente estacionária no oceano aumenta as chances de precipitações, principalmente nas regiões Oeste e Serra Gaúcha. As temperaturas poderão sofrer uma leve queda, com chuvas variando entre fracas e moderadas.

Informações Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

Sair da versão mobile