A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos neste domingo, 6 de outubro, na Serra Gaúcha. Ambos foram obtidos por criminosos que aplicaram golpes nos proprietários durante a negociação de venda.
Na primeira ocorrência, os policiais interceptaram um Fusion na BR-116, conduzido por uma mulher de 35 anos, natural de Caxias do Sul. O veículo havia sido retirado do proprietário em março deste ano, após um golpe aplicado por estelionatários na cidade. A condutora e o passageiro, um homem de 36 anos de Gravataí, alegaram ter comprado o carro em uma loja, mas não concluíram a transferência oficial junto ao Detran.
Mais tarde, no mesmo dia, um BMW X6 foi abordado pelos PRFs. O motorista, um homem de 39 anos, natural de Vacaria, era investigado por envolvimento em estelionato relacionado à compra do veículo. Ele possui um histórico criminal extenso, incluindo tentativa de homicídio, ameaça e direção perigosa.
Os dois veículos foram recolhidos ao depósito e estão à disposição da Justiça. Os motoristas envolvidos prestaram depoimento na delegacia e foram liberados.
A PRF orienta compradores e vendedores de veículos a seguirem todos os trâmites legais, preferencialmente utilizando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou realizando a transferência junto ao Detran. A instituição alerta para a necessidade de verificar as transações bancárias, a fim de evitar golpes como o “falso Pix” e o “envelope vazio”.