Na noite da terça-feira, dia 22 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens, um brasileiro e um uruguaio, e apreendeu dois veículos, sendo que um deles estava carregado com 400 litros de agrotóxicos de origem estrangeira importados ilegalmente. A abordagem ocorreu na BR-153, em Bagé.
Durante ações de combate ao crime, policiais rodoviários federais abordaram um Compass com placas de Belo Horizonte/MG, conduzido por um homem de 33 anos, natural de Dom Pedrito.
Logo atrás, vinha um HB20 com placas uruguaias, conduzido por um uruguaio de 26 anos. No porta-malas e no banco traseiro do carro foram encontrados 400 litros de agrotóxicos de origem estrangeira introduzidos ilegalmente no Brasil.
O motorista brasileiro, que estava no Compass e havia sido abordado antes, admitiu que os agrotóxicos eram seus e que viajava junto com o carro uruguaio, sendo responsável por seguir à frente para prestar auxílio e, principalmente, avisar sobre fiscalizações policiais.
Eles foram presos e encaminhados à polícia judiciária. Os veículos e os agrotóxicos foram apreendidos, e ambos responderão pelo crime de contrabando.