Com foco na segurança e eficiência, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou a utilização de drones para fiscalizar infrações de trânsito nas rodovias federais. A nova tecnologia já foi implantada em pontos estratégicos das estradas BR-262 em Minas Gerais e BR-282 e BR-101 em Santa Catarina, oferecendo uma abordagem moderna para monitorar o tráfego sem a necessidade de abordagens imediatas.
Os drones funcionam como uma “plataforma elevada”, proporcionando uma visão privilegiada que facilita a detecção de infrações como uso de celular ao volante, caminhões em faixas inadequadas e motoristas sem cinto de segurança. Com capacidade de zoom de até sete vezes e voando entre 10 e 20 metros de altura, eles ampliam a capacidade de fiscalização, permitindo registrar as infrações para autuações posteriores.
Devido ao grande volume de veículos e à falta de acostamento, os motoristas não são parados no momento da infração, o que também reforça a segurança nas vias. Cada operação é previamente planejada e segue os regulamentos da Aeronáutica, garantindo que os voos dos drones ocorram dentro das normas estabelecidas.