A cidade de Feliz, no Rio Grande do Sul, se prepara para um importante momento de reconstrução. A ponte Feliz Cidade, erguida com containers e colaboração da comunidade, será inaugurada neste sábado (12), às 9h. A nova estrutura, que se estende sobre o Rio Caí, é fruto de um esforço conjunto e foi concluída após cerca de 60 dias de obras intensivas.
O projeto foi viabilizado por meio da campanha ReConstruindo Conexões, que também financiou a construção da Ponte da Cooperação, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, inaugurada no final de setembro. Inicialmente, estimava-se um investimento de R$ 1,2 milhão para as duas pontes, mas os custos ultrapassaram R$ 2 milhões, conforme o coordenador Clóvis Schumann, da CDL Nova Petrópolis. A nova ponte vai facilitar a ligação entre Picada Cará e Arroio Feliz, importantes localidades no Vale do Caí.
A estrutura da ponte é robusta e inovadora: os containers receberam reforço metálico, com camadas de concreto e cascalho em sua base e topo, garantindo a segurança e durabilidade para o tráfego de veículos. A pista dupla permitirá o fluxo seguro entre Feliz e municípios vizinhos, como Linha Nova e Nova Petrópolis, agilizando a mobilidade local.
Paralelamente, a Ponte de Ferro em Feliz foi liberada parcialmente para veículos leves, mas com restrições de horário. A nova ponte de containers vem como uma solução rápida e eficaz para conectar as comunidades, trazendo um alívio importante para a população afetada pela tragédia climática de maio.
Com informações de GZH.