Henry Fontoura Guimarães, uma jovem promessa do remo, foi uma das nove vítimas fatais de um grave acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite de domingo (20). O adolescente, natural de Pelotas (RS), conciliava os intensos treinos esportivos com os estudos no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O acidente, que envolveu uma van de atletas, deixou apenas um sobrevivente.
O trágico acidente aconteceu quando uma carreta desgovernada, devido à falha nos freios, derrubou um contêiner sobre a van que transportava o time. Nove das dez pessoas que estavam no veículo morreram no local. Henry, de apenas 17 anos, voltava de uma competição de remo em São Paulo. O único sobrevivente, João Pedro Milgarejo, também de 17 anos, foi encaminhado ao hospital em estado de observação.
A perda devastou amigos e familiares. O irmão de Henry expressou sua dor nas redes sociais, dizendo que perdeu seu “melhor amigo e irmão gêmeo”. Henry participava de um projeto social voltado para o esporte e era descrito como uma grande promessa pelos amigos. Em homenagem ao estudante, o IFSul declarou luto oficial de três dias, solidarizando-se com as famílias.
As investigações sobre o acidente continuam. O motorista da carreta, que sofreu ferimentos leves, prestará depoimento à Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.