No dia 3 de outubro de 2024, a Patram do 1° Batalhão Ambiental de Estrela, sob a solicitação do Ministério Público de Encantado, realizou uma ação de fiscalização que identificou um crime ambiental. A operação foi motivada por denúncias de ocupação irregular em uma área de preservação permanente (APP), onde funcionava um empreendimento de serralheria sem a devida licença de operação.
Além da atividade de serralheria, o local também abrigava serviços de pintura de grades, ocupando uma área total de 1.550 m², que invadia uma APP ao lado de um recurso hídrico. A gravidade da situação foi evidenciada pelo impacto direto no ambiente, colocando em risco a preservação da área.
Diante das irregularidades constatadas, foram elaborados os documentos necessários para dar prosseguimento à ocorrência. As autoridades agora aguardam as medidas legais cabíveis contra os responsáveis pela infração ambiental.
A Polícia Ambiental alerta para a importância de denúncias em casos semelhantes e reitera que, em situações de emergência ambiental, a população pode acionar o número 190.