A Delegacia de Polícia de Veranópolis, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Veranópolis, deflagrou a fase 2 da Operação Rota 470 na madrugada desta sexta-feira, 04 de outubro. A ação, voltada para desmantelar uma organização criminosa atuante no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos, já contabiliza importantes apreensões e prisões conforme informou o Delegado de Polícia Tiago Baldin a reportagem da Studio.
Segundo o relatório preliminar, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio Grande do Sul, além de Florianópolis e São Bernardino, em Santa Catarina. Nas primeiras horas da operação, foram apreendidos documentos, telefones, armas e veículos, além de eletrodomésticos de alto valor, como televisores e geladeiras, sem procedência lícita. No entanto, os números exatos das apreensões e prisões ainda estão sendo contabilizados pelas equipes em campo, que seguem realizando operações nas ruas.
A Operação Rota 470 – Fase 2 investiga a lavagem de dinheiro proveniente de crimes como tráfico de drogas e posse ilegal de armas. Até o momento, 32 pessoas foram indiciadas, com 8 condenações, incluindo os líderes da organização criminosa que operavam de dentro do sistema prisional. A missão desta fase tem o objetivo de coletar mais provas e continuar a desarticulação do esquema criminoso, tendo bloqueado mais de R$ 8,7 milhões em contas bancárias e apreendido bens avaliados em cerca de R$ 3 milhões.
Além disso, a operação conta com o apoio de um efetivo de 282 policiais (civis, militares e rodoviários federais) e 95 viaturas, incluindo cães farejadores. As equipes seguem nas ruas, e novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço das atividades.