Obras avançam na BR-470, Serra das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, após catástrofe climática no RS

As obras no trecho da BR-470/RS, que liga Bento Gonçalves a Veranópolis, seguem em ritmo acelerado após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. A Serra do Rio das Antas, área já prejudicada por eventos climáticos em novembro de 2023, sofreu danos ainda mais severos neste ano, exigindo uma atuação emergencial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As intervenções estão concentradas no quilômetro 200 da rodovia.

As atividades tiveram início em junho de 2024, na região conhecida como Belvedere da Ferradura, com limpeza, montagem de canteiros, mobilização de equipamentos e sinalização. Neste fim de semana, começaram a ser executados os serviços de estaca raiz, tirantes, painéis e terraplanagem, que são etapas essenciais para a construção da cortina atirantada, uma técnica amplamente utilizada em rodovias localizadas em encostas íngremes e terrenos instáveis.

Leia mais | DNIT prevê liberação total da BR-470 na Serra das Antas até o final de dezembro de 2024

Apesar das obras, o tráfego de veículos não está bloqueado, operando em sistema de comboio das 7h às 18h, com alternância de sentidos. No total, são 46 quilômetros de obras emergenciais divididos em sete lotes. O DNIT, por meio da Unidade Local de Passo Fundo/RS, está comprometido em garantir a segurança dos usuários e a trafegabilidade do trecho, oferecendo melhores condições de visibilidade e sinalização.

A previsão é que a recuperação total da BR-470 seja concluída em até dois anos.

Termos técnicos:

  • Estaca raiz: estaca moldada in loco por perfuração rotativa para reforço de fundações ou estabilização de taludes.
  • Tirantes: elementos lineares que transmitem cargas de tração entre suas extremidades, aumentando a eficiência de contenção.
  • Cortina atirantada: técnica de contenção de encostas, utilizando cabos de aço tensionados ancorados em estruturas de concreto para estabilizar áreas sujeitas a desmoronamento.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo