Aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo começam a receber seus benefícios nesta terça-feira (1º), conforme o cronograma de setembro estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O pagamento, nesta etapa, é destinado àqueles cujos cartões de benefício terminam em 0 e 6, com valores superiores a R$ 1.412.
Atualmente, 40 milhões de beneficiários são atendidos pelo INSS, incluindo aposentados, pensionistas e titulares de diversos auxílios. Para confirmar a data exata do pagamento, os beneficiários devem verificar o número final de seus cartões, desconsiderando o dígito verificador após o traço.
Em resposta a boatos, o INSS desmentiu uma fake news que circula nas redes sociais. Falsas informações afirmam que o adiantamento dos pagamentos para moradores do Rio Grande do Sul foi suspenso. O instituto esclareceu que os créditos continuam sendo liberados conforme o calendário, enquanto durar o estado de calamidade pública na região.
Nos demais estados brasileiros, o pagamento segue o cronograma oficial do INSS, obedecendo ao valor a ser recebido e ao dígito final do cartão de benefício.