Ibama apreende 50 aranhas-caranguejeiras em bagagem vinda da Bélgica

Agentes do Ibama apreenderam uma carga com 50 aranhas-caranguejeiras escondidas em uma bagagem contendo roupas infantis e brinquedos, que havia chegado da Bélgica. A ação ocorreu no Centro de Triagem Internacional dos Correios, em São Paulo, durante uma operação voltada ao combate do tráfico de animais silvestres, realizada na última sexta-feira, dia 18.

O responsável pela importação ilegal, um brasileiro, foi multado em R$ 12 mil por não possuir a licença ambiental exigida pela legislação brasileira. A infração está amparada na Lei de Crimes Ambientais e no decreto que regulamenta penalidades para crimes contra a fauna e flora do país. As aranhas apreendidas foram enviadas ao Instituto Butantã para serem analisadas e possivelmente integradas a projetos de pesquisa científica.

O Ibama destacou que o tráfico de animais silvestres e exóticos tem como principais alvos invertebrados, ovos de aves, répteis e pequenos anfíbios. Além disso, subprodutos da fauna, como barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de peixes, são constantemente apreendidos. O órgão enfatiza que a criação doméstica ilegal ou a comercialização em criadouros clandestinos são os maiores destinos dessas espécies.

Sair da versão mobile