Homem é detido por manter pássaros silvestres em cativeiro no interior de Passo Fundo
Nesta sexta-feira (11/10), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), deteve um homem por manter pássaros silvestres em cativeiro no interior de Passo Fundo. A ação ocorreu após uma denúncia anônima levar a equipe até uma propriedade na estrada de Santo Antônio do Capinzal.
No local, foram encontradas 10 aves silvestres, entre elas espécies como Cardeal, Trinca-ferro, Coleirinho, Frade, Azulão, Canário-da-terra, Pintassilgo e Tico-tico, todas mantidas em gaiolas individuais. Além disso, foi apreendido um alçapão, armadilha comumente usada para a captura de aves diretamente da natureza.
O responsável pela propriedade não possuía a autorização do órgão ambiental competente para a criação amadora de passeriformes silvestres, conhecida como SISPASS. Diante dos fatos, ele foi autuado em flagrante e um Termo Circunstanciado foi lavrado por crime contra a fauna.
As gaiolas e a armadilha foram apreendidas e serão destruídas. As aves resgatadas foram encaminhadas para avaliação médico-veterinária, com o objetivo de avaliar a possibilidade de sua reinserção ao habitat natural.