O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), entregou, na segunda-feira (21/10), dez veículos para atender às necessidades operacionais de diversas áreas da pasta. A cerimônia ocorreu na sede da Sema, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
Os novos veículos, modelo Fiat Toro, serão utilizados para otimizar o deslocamento dos servidores e fortalecer as ações de fiscalização e monitoramento ambiental em várias regiões do Rio Grande do Sul.
Essa aquisição faz parte de uma reforma da frota, que inclui a entrega imediata de dez caminhonetes e a compra de mais 15 veículos 4×4. Desses, dez estão em processo de licitação com recursos do Estado, enquanto os outros cinco serão adquiridos com compensação ambiental, e a entrega está prevista até o final de 2024.
Carlos Norberto Fraga, diretor-geral da Sema, destacou a importância da modernização: “Com uma gestão financeira responsável, conseguimos melhorar as condições de trabalho e proporcionar mais agilidade e eficiência às nossas equipes.”
Além da renovação da frota, a reestruturação da Sema também envolve melhorias nas condições de trabalho, como a compra de 300 novas cadeiras ergonômicas e a reforma das instalações. As novas salas contarão com mais espaço, mesas, cadeiras, notebooks e a ampliação dos pontos de rede de internet.
Outro ponto da reestruturação é a aquisição de aproximadamente 70 armas de fogo, incluindo pistolas e espingardas modernas, para os guardas-parques das Unidades de Conservação (UCs).
A chegada das novas caminhonetes possibilitou um remanejamento da frota da Sema, que agora está organizada da seguinte forma:
- Gabinete: 2 Fiat Toro
- Zoológico de Sapucaia do Sul: 1 Mitsubishi L200 e 1 Chevrolet Spin
- Jardim Botânico: 1 Fiat Toro
- Parque Estadual do Itapeva: 1 Mitsubishi L200
- Parque de Itapuã: 1 Mitsubishi L200 e 1 Chevrolet Spin
- Central de Veículos: 6 Fiat Toro, 1 Mitsubishi L200 e 2 Chevrolet Spin
- Emergência (veículo caracterizado): 1 Fiat Toro e 1 Mitsubishi L200
A distribuição dos veículos foi feita com base na reorganização da Central de Transportes, priorizando áreas com maior demanda e necessidades emergenciais.