Golpistas se passavam por facção para extorquir no Rio Grande do Sul

Criminosos presos por aplicarem golpes de extorsão em diversas cidades do estado, gerando pânico e obtendo vantagens financeiras

A Polícia Civil realizou a Operação Falsa Facção para desmantelar um esquema de extorsão em que os suspeitos se faziam passar por membros de facções criminosas. Eles enviavam imagens de armas e faziam ameaças, exigindo dinheiro das vítimas para evitar represálias. As táticas utilizadas pelos golpistas induziam as pessoas a acreditarem que corriam riscos reais de violência.

A operação ocorreu em várias cidades do Rio Grande do Sul, como Esteio, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Imbé, Tramandaí e Sapucaia do Sul, onde os criminosos atuavam. Dois suspeitos foram detidos, mas as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos na fraude. A polícia ressalta que as vítimas eram escolhidas de forma aleatória.

Mesmo sem haver uma verdadeira ameaça, o medo gerado pelas intimidações levava muitas vítimas a fazerem pagamentos, fortalecendo o esquema criminoso. A Polícia Civil pede que qualquer pessoa que tenha sido alvo dessas extorsões e ainda não tenha feito denúncia, entre em contato com as autoridades para colaborar com as investigações.

Com essas prisões, a polícia acredita ter desarticulado uma importante célula desse esquema de extorsão, mas ressalta que o trabalho continua para localizar outros participantes do golpe, garantindo a segurança das comunidades.

Sair da versão mobile