Fortes vendavais causam destruição no Paraná
Cidades do Oeste do Paraná foram as mais atingidas por tempestades com ventos acima de 100 km/h. Autoridades locais relatam danos significativos, incluindo destelhamento de casas e quedas de árvores e postes de energia.
Após o impacto de severas tempestades que já haviam atingido o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, uma nova frente de vendavais trouxe destruição para o Sul, com as cidades do Oeste paranaense sendo duramente castigadas. As rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h em alguns pontos, provocando danos significativos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia. Missal e Itaipulândia foram alguns dos municípios mais afetados, com o salão paroquial de uma igreja sendo destruído e dezenas de casas destelhadas.
Em Santa Helena, o vento derrubou a torre de internet da cidade, deixando moradores sem conexão, além de causar a queda de árvores e postes. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que cerca de 28 mil clientes estavam sem energia na região, com as áreas Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná sendo as mais impactadas. Felizmente, não houve registro de vítimas, apesar da gravidade da situação.
Esses temporais foram resultado de uma linha de instabilidade que se formou devido a uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que posteriormente deu origem a um ciclone fraco. Previsões indicam que o risco de novas tempestades pode ocorrer novamente na sexta-feira no Paraná, com possibilidade de mais ventos fortes e granizo.