Durante operação nos dias 23 e 24 de outubro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apreendeu cerca de 300kg de carne, linguiças e outros produtos de origem animal impróprios para consumo em indústrias de embutidos na cidade de Jaguarão. A fiscalização ocorreu em 11 estabelecimentos com inspeção municipal, resultando na interdição de dois locais e na autuação de outros oito por diversas irregularidades.
Produtos vencidos, sem procedência e armazenados de forma inadequada foram encontrados em oito dos locais fiscalizados. Além disso, alguns produtos estavam sendo comercializados sem inspeção sanitária. As condições de higiene nas instalações eram graves, com presença de sujeira, ferrugem e mofo nos equipamentos e utensílios utilizados para a manipulação dos alimentos.
A ação foi conduzida pelos promotores de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e Mauro Rockenbach, da Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, em conjunto com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI) e o Serviço de Inspeção Municipal de Jaguarão.