Indicadores criminais mostram queda de até 86% entre janeiro e setembro de 2024
Um levantamento realizado pelo 3º Batalhão de Áreas Turísticas de Bento Gonçalves aponta uma expressiva redução dos indicadores criminais no município entre janeiro e setembro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.
Dos cinco principais crimes monitorados pelo Batalhão, quatro apresentaram queda significativa, entre 27% e 86%. Entre os crimes estão roubo de carga, roubo de veículo, roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial e furto de veículo.
Esse cenário positivo é reflexo do aumento da produtividade do batalhão, com crescimento superior a 100% nas ações de segurança.
A luta contra o tráfico de drogas, que tem influência direta no aumento da criminalidade, foi uma das principais estratégias adotadas. O aumento de mais de 138% nas prisões por tráfico e a retirada de cerca de 100 kg de entorpecentes das ruas evidenciam a eficácia da ação, que contou com o apoio de Força-Tarefa empregada no município.
Além disso, os números incluem prisões de foragidos, apreensão de armas e outras prisões em flagrante, reforçando o esforço das forças de segurança locais.
Segundo o Tenente-Coronel Chesani, comandante do 3º BPAT, outro fator decisivo para a queda da criminalidade foi a integração dos órgãos de segurança pública, como a Brigada Militar, Polícia Civil, SUSEPE, Secretaria Municipal de Segurança, Polícia Rodoviária Estadual e Federal.