Circulou em alguns grupos de WhatsApp de pais, no último final de semana, a informação de que uma criança, aluna da rede infantil de ensino municipal de Passo Fundo, foi internada após suspeita de ter desenvolvido um quadro de meningite bacteriana, chamada de meningocócica. A Uirapuru apurou que a internação ocorreu no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) no final de semana, porém o resultado do exame que atesta ou não a meningite ainda não foi divulgado. A criança é uma menina, aluna de uma EMEI na Grande São Cristóvão, e tem 3 anos. A situação preocupou pais e mães pelo fato de ser transmissível envolvendo uma bactéria. No final da tarde desta segunda-feira (21) esta criança faleceu no HSVP, sob suspeita da doença.
Segundo a medicina, a meningite meningocócica é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Essa condição pode ser grave e levar a complicações sérias, como danos cerebrais, surdez e até morte, se não for tratada rapidamente. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e alterações no estado mental.
O município emitiu uma nota oficial para a Uirapuru, destacando que o resultado do exame é aguardado e que orientou os pais dos alunos da instituição sobre o fato nesta segunda-feira. Na nota o município também lamenta o ocorrido:
Ao lamentar o falecimento da menina, aluna da rede municipal, a Secretaria Municipal de Saúde informou que acompanhou o caso da criança, que faleceu nesta segunda-feira (21) com suspeita de meningite meningocócica. Desde sábado (19), quando a menina foi levada pela família ao Hospital São Vicente de Paulo, a Secretaria monitorou o caso e orientou a escola sobre os procedimentos necessários.
Durante a semana, será divulgado o laudo do Laboratório Central do Estado (Lacen), que confirmará ou descartará a suspeita de meningite meningocócica (bacteriana). As secretarias de Saúde e de Educação estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira com pais, professores e funcionários da escola onde a menina estudava para esclarecer dúvidas e dar o suporte necessário às famílias neste momento delicado.
Fonte: Rádio Uirapuru