Com foco na resiliência para retomada do RS, South Summit Brazil 2025 terá Cais Mauá como símbolo
O lançamento da nova edição do evento de inovação e tecnologia ocorreu nesta quarta-feira (30/10), no Vista Pontal
Maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, o South Summit Brazil (SSB) anunciou as novidades para a edição 2025 em cerimônia de lançamento realizada nesta quarta-feira (30/10), no Vista Pontal, em Porto Alegre. A solenidade também incluiu um ato simbólico de assinatura de contrato entre o South Summit e o governo do Estado, que é correalizador do evento. A quarta edição ocorrerá de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá.
O SSB 2025 estará conectado ao momento vivido no Rio Grande do Sul, com foco na inovação e na resiliência necessárias para a retomada econômica e social. Grandes especialistas do mundo inteiro debaterão o tema da resiliência durante o evento. Afetado pelas enchentes, o Cais Mauá será um dos símbolos dessa recuperação.
O governador Eduardo Leite reforçou a estratégia do governo de trazer o SSB para o Estado. “A ousadia é a matéria-prima da inovação. E o Rio Grande do Sul foi ousado quando trouxe o South Summit para cá. Uma ousadia que partiu de vários atores da sociedade e do poder público e que se consolida ano após ano. Estamos muito otimistas com a nova edição do South Summit e com tudo que ela representa neste momento de reconstrução e no contexto do Plano de Desenvolvimento do Estado”, afirmou.
O vice-governador Gabriel Souza exaltou a importância do evento para o contexto gaúcho atual. “É o South Summit da resiliência, da reconstrução. E ao fazer o evento exatamente no Cais Mauá, mostramos para o mundo que estamos preparados para receber investimentos e que temos condições de receber muito bem os turistas. Também vamos mostrar que temos atratividade para os talentos que querem vir para cá e para manter nossos talentos aqui”, salientou.
A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, apontou como um dos destaques o RS Innovation Stage, o palco do governo no evento. “O tema das mudanças climáticas e da sustentabilidade também será o centro das discussões. Passamos por eventos extremos em abril e maio, e agora a Espanha, à qual estamos conectados, também passa por algo semelhante. Queremos que o nosso Estado se torne uma referência para como se deve trabalhar em momentos assim”, disse.
A fundadora do South Summit, María Benjuméa, enviou uma mensagem de vídeo direto de Madri: “Esta edição é muito especial, pois reforça o compromisso do South Summit com o Rio Grande do Sul. Vamos fazer no cais, na nossa casa, um lugar icônico, vinculado ao South Summit. Um lugar que se recuperou para o evento. Um lugar de alegria. Agora, temos muito trabalho para fazermos juntos”.
O presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, celebrou o lançamento: “Este momento é muito importante. Mostra a resiliência de estarmos fazendo aqui no Rio Grande do Sul a nossa nova edição. E no Cais, pois não há melhor lugar para fazer. Queremos um evento que faça muito impacto. Não existe inovação sem transformação social.”
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, marcou presença no evento, bem como diversas outras autoridades, empresários e representantes de diversos setores.
Novidades
O mote desta edição será Beyond Resilience (além da resiliência, em português). Haverá cinco grandes trilhas de conteúdo abrangendo diversos temas: Sustainability (incluindo agtechs, resiliência climática, transição energética, ESG, netzero e foodtechs); Digitalization (fintechs, segurança cibernética, inclusão digital e indústria 4.0); Ecosystem (startups, investimentos, futuro do trabalho e colaboração entre o ecossistema); Social Shift (educação, bem-estar, ética governamental e diversidade e inclusão); e The Edge (biotechs, indústria 5.0, phygital e quantum).
A mobilização para a quarta edição do SSB em Porto Alegre envolverá, também, eventos preparatórios descentralizados – os meetups regionais, que tiveram duas edições no início deste ano, em Pelotas e Caxias do Sul. Em novembro, haverá mais dois encontros, em Santa Cruz do Sul (4/11) e Passo Fundo (5/11).
Além disso, as inscrições para a Competição de Startups do South Summit Brazil 2025 estão abertas até 20 de dezembro. As 50 melhores serão selecionadas por um júri especializado para apresentarem suas soluções durante o evento. Na última edição, mais de 2 mil startups de 81 países se candidataram. A startup gaúcha Ostera, da área da saúde, ganhou na categoria Mais Escalável.
Cais Mauá
O SSB 2025 seguirá o mesmo formato de sua última edição, ocupando quatro armazéns do Cais Mauá, totalizando 38 mil metros quadrados de área útil para receber um público estimado de 24 mil pessoas.
Em função da enchente que impactou Porto Alegre em maio, os armazéns vão precisar passar por reparos para que possam receber o público com a segurança e infraestrutura necessárias. A cheia do Guaíba deixou estragos no piso, que precisará ser refeito em algumas partes, assim como no sistema de esgoto e no guarda-corpo, que será reinstalado. Além disso, os armazéns vão passar por uma grande limpeza e algumas portas que foram deslocadas pela força da água serão recolocadas no lugar.
SSB 2024
O South Summit Brazil 2024, que aconteceu entre 20 e 22 de março, foi marcado por recordes. O evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares. O evento, realizado no Cais Mauá, em Porto Alegre, recebeu mais de 900 investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, mais de 800 palestrantes, 7 mil empresas e mais de 3 mil startups. O SSB será realizado na capital gaúcha até 2027.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul