Chuva volumosa trará alagamentos e subida de rios no Sul do Brasil, alerta Metsul

Volumes de chuva elevados devem atingir o Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná nos próximos dias, com acumulados que podem ultrapassar 200 mm em algumas áreas. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de alagamentos, subida de rios e deslizamentos de terra entre esta quarta-feira (09/10) e sexta-feira (11/10).

A chuva volumosa será causada por um centro de baixa pressão entre o Nordeste da Argentina e o Paraguai, que formará nuvens com desenvolvimento vertical, trazendo temporais isolados e precipitações intensas nos três estados da região Sul.

Regiões mais afetadas

As áreas com maior risco estão na Metade Norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e no Paraná, especialmente no Sul e Oeste paranaense. Nessas regiões, os acumulados de chuva podem ultrapassar 200 mm em pontos isolados, o que aumenta o risco de inundações e transtornos urbanos e rurais.

Na sexta-feira, a instabilidade se intensifica com o centro de baixa pressão sobre o Sul do Brasil, antes de migrar para o Oceano Atlântico, onde pode formar um ciclone extratropical, porém sem grande impacto no continente.

Previsão detalhada

  • Quarta-feira (09/10): Chuva intensa no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 50 mm e 100 mm. Em Santa Catarina, também chove significativamente.
  • Quinta-feira (10/10): A instabilidade se concentra em Santa Catarina e Paraná, com precipitações localizadas e volumes menores no Rio Grande do Sul.
  • Sexta-feira (11/10): Chuva forte em várias cidades de Santa Catarina e Paraná, com volumes elevados em apenas um dia.

Subida de rios e alagamentos

Além dos alagamentos, há risco de cheias de rios, especialmente no estado de Santa Catarina, como na bacia do Rio Itajaí-Açu. No Rio Grande do Sul, a bacia do Rio Uruguai e do Rio Jacuí também pode sofrer elevações nos níveis, mas sem grandes enchentes previstas.

Leia também:  Equipes devem retomar buscas por pai e filho desaparecidos em São Vendelino

No sábado, a previsão é de que o sistema de baixa pressão se desloque, permitindo a entrada de ar mais seco e a melhora gradual do tempo, com redução da chuva em boa parte da região Sul.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo