Chuva retorna ao Rio Grande do Sul após sequência de dias de céu azul, prevê Metsul
O Rio Grande do Sul experimenta uma longa sequência de dias de tempo aberto com amplos períodos de céu claro ou escassa nebulosidade desde que uma massa de ar frio chegou ao estado no último fim de semana com alta pressão atmosférica. A temperatura subiu, o calor retornou e agora o que vai voltar também é a chuva, as informações são da Metsul.
Os mapas acima mostram a projeção de chuva dia a dia entre esta sexta e a segunda-feira do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, rodado pelo serviço meteorológico da Alemanha, e que pode ser consultado pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.
Hoje, o tempo firme predomina no Rio Grande do Sul com amplos períodos de céu claro em diversas regiões, o que vai proporcionar mais uma tarde de calor, com máximas elevadas principalmente no Noroeste, vales e Grande Porto Alegre. Nuvens isoladas se formam da tarde para a noite pelo calor.
Amanhã, áreas de instabilidade trazem chuva no Oeste do Rio Grande do Sul e talvez até o fim do dia em pontos isolados do Centro e do Sul gaúcho, mas na maior parte do estado não cai uma gota sequer e o dia terá sol e nuvens com calor.
No sábado, o cenário muda. A nebulosidade aumenta em todo o Rio Grande do Sul e a possibilidade de chover cresce na maioria das regiões gaúchas, embora se enfatize que as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas.
No domingo, apesar de o sol aparecer com nuvens em muitas cidades, vão ocorrer períodos de maior nebulosidade com possibilidade de precipitação na maioria das áreas do estado, novamente irregular e mal distribuída.
Na segunda-feira, o cenário não se modifica. O estado terá sol, nuvens e chuva. Há possibilidade de chover em muitas cidades, apesar de que, outra vez, as precipitações tendam a ser irregulares e mal distribuídas, em outras palavras não chove em todos os pontos.
Porto Alegre e região são um caso à parte. Modelos se dividem sobre a possibilidade de chover ou não neste fim de semana na região da capital. A tendência maior é de sol e nuvens com aumento de nebulosidade e abafamento, mas não se pode afastar chuva passageira, que caso ocorra não deve ser expressiva.
A maior chance de chuva para a região de Porto Alegre, e também o Litoral Norte, é na segunda-feira, quando se espera a chuva seja mais ampla e atue mais no Leste e no Nordeste do Rio Grande do Sul.