A quarta-feira, 2 de outubro, será marcada por fortes chuvas e tempestades em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente no centro e no norte do estado. Cidades nas Missões, Vales, Serra, Litoral Norte, e até a capital Porto Alegre estão na rota das instabilidades, que terão início logo nas primeiras horas do dia. Para essas áreas, há alto risco de temporais, com chance de pancadas de chuva isoladas durante a tarde, mas a expectativa é de que o clima melhore no período noturno.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos sobre as condições meteorológicas, que incluem rajadas de vento de até 100 km/h e possível queda de granizo em algumas localidades. Os alertas são válidos até a quarta-feira à tarde, com maior risco nas regiões Norte, Noroeste e parte da Serra, além do litoral gaúcho. Nas cidades do norte, como Passo Fundo e Carazinho, espera-se que os volumes de chuva atinjam até 53mm, representando uma porção significativa da média histórica de outubro.
Enquanto o norte do estado enfrenta as tempestades, o tempo será mais estável no sul e na fronteira oeste. Nessas regiões, as temperaturas ficam mais amenas, com mínimas de 9°C em São José dos Ausentes e máximas de até 23°C em Santa Rosa e São Borja. Em Porto Alegre, a previsão é de chuvas que podem atingir 21mm, cerca de 12% da média mensal de outubro, com variação de temperatura entre 17°C e 20°C.
A quinta-feira deve trazer uma melhora nas condições climáticas em todo o estado, com sol entre nuvens, mas ainda sob a influência de ventos frios. Mesmo com a dissipação das chuvas, a sensação de frio pode persistir, especialmente nas primeiras horas do dia.