Uma investigação detalhou que somente um dos dez freios do caminhão envolvido no acidente com a equipe de remo de Pelotas estava em pleno funcionamento. O caminhão, que colidiu com uma van no último domingo, resultando na morte de nove pessoas, incluindo sete adolescentes, havia parado diversas vezes no final de semana devido a problemas mecânicos. As câmeras da rodovia captaram imagens que confirmam o mau funcionamento dos freios, agravando a tragédia.
O acidente ocorreu em uma área de curvas perigosas na BR-376, em Guaratuba, Paraná, onde o limite de velocidade é de 60 km/h. No entanto, segundo as investigações preliminares, o caminhão estava trafegando a mais de 100 km/h sob condições adversas, como chuva e neblina. O motorista de 30 anos afirmou, em depoimento, que tentou acionar o freio motor e fazer o caminhão funcionar novamente, sem sucesso. Após a batida, ele passou pelo teste do bafômetro e se dispôs a realizar exames toxicológicos.
Problemas mecânicos também foram relatados no veículo durante o trajeto. O caminhão havia parado na sexta-feira por falta de combustível e, no sábado, teve um problema de embreagem que precisou ser reparado. Mesmo após tentativas de conserto, o veículo continuou apresentando falhas, com o motorista tendo que parar novamente para ajustes na caixa de marchas.
A defesa do motorista alega que ele conduzia de maneira prudente e que qualquer excesso de velocidade se deve às falhas nos freios. Já o dono do caminhão declarou que os freios foram revisados em setembro e que todas as normas de segurança estavam sendo cumpridas.