Nesta terça-feira (29), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), realizou uma Operação de Fiscalização e Combate ao Desmatamento em áreas degradadas no interior do estado.
A ação foi desencadeada após denúncias anônimas e resultou na identificação de irregularidades ambientais nos municípios de Soledade e Ponte Preta.
Em Ponte Preta, os policiais flagraram a supressão de vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica em uma área de 2.100 metros quadrados. Apesar do proprietário apresentar uma autorização para o corte, imagens de satélite comprovaram que o desmatamento ocorreu antes da emissão da licença.
Já em Soledade, foi constatado o desmatamento de 22.400 metros quadrados, distribuído em três pontos distintos da mesma propriedade. A área também pertence ao Bioma Mata Atlântica, e o dano incluiu diversas espécies nativas, além de indícios de uso irregular de fogo. O responsável não possuía autorização ambiental para realizar a intervenção.
Os responsáveis pelas áreas foram identificados e foram emitidos Boletins de Ocorrência pelos crimes ambientais contra a flora.