A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), e a Polícia Militar de Santa Catarina, através do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), iniciaram, nesta terça-feira, 1º de outubro, a Operação Integrada Piracema 2024/2025. A ação ocorreu na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas localidades de Goio-Ên e Itá, abrangendo a bacia hidrográfica do Rio Uruguai.
A abertura da operação contou com a presença do Major PM Leandro da Cruz Góis, subcomandante do 3º BABM, e da Tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, comandante do 2º BPMA, além de outros oficiais e praças de ambas as unidades.
Logo após a cerimônia de abertura, as equipes realizaram uma operação de fiscalização aquática. Diversos materiais de pesca, colocados ilegalmente no ambiente aquático, foram apreendidos durante a ação conjunta.
A Piracema teve início no dia 1º de outubro e se estenderá até 31 de janeiro de 2025, período em que a pesca será restrita em diversas áreas e com o uso de determinados materiais proibidos. O objetivo principal é garantir que as espécies de peixes possam realizar a desova e contribuir para a repovoação dos rios.
Ao longo deste período, as unidades do Comando Ambiental da Brigada Militar e do 2º BPMA-SC intensificarão as ações de fiscalização nos principais rios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Uruguai, assegurando o cumprimento das restrições.