Brigada Militar apreende 106 kg de pescado proibido em Palmares do Sul
Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, uma guarnição da PATRAM de Tramandaí, em deslocamento para combater a pesca e caça ilegais, realizou abordagens de veículos às margens da Rodovia RSC-101, km 160, em Frei Sebastião, Palmares do Sul.
Durante a fiscalização, foi interceptado um veículo Hilux, com um reboque, onde se constatou o transporte irregular de pescado, incluindo espécies proibidas. O condutor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Palmares do Sul para o registro da ocorrência.
Na delegacia, foram contabilizados 106 kg de peixes apreendidos, entre eles 75 kg de pescado comum, 6 kg de peixe-rei, 15 kg de raia-viola (espécie em extinção), 34 unidades de raia-viola, uma raia-viola beneficiada pesando 6 kg e uma corvina de 4 kg. A Vigilância Sanitária esteve presente e constatou que o pescado estava impróprio para consumo humano.
Em parceria com o CECLIMAR, foi definida a doação do pescado para alimentar os animais marinhos atendidos pelo órgão. A pesca da raia-viola (Pseudobatos horkelii) é proibida no Brasil desde 2004, devido ao risco de extinção, assim como a captura intencional de outras espécies de raias, que é considerada crime ambiental.
A captura de espécies protegidas pode resultar em prisão, reforçando a importância da fiscalização rigorosa para proteger a fauna marinha do país.