Bebê dada como morta apresenta sinais vitais durante o próprio velório em SC
Família e autoridades tentam entender o ocorrido em Correia Pinto; perícia deve emitir laudo em 30 dias
Uma bebê de apenas nove meses foi dada como morta em Correia Pinto, na Serra catarinense, no último sábado (19), mas surpreendeu a todos ao apresentar sinais vitais durante o próprio velório. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a criança estava sendo velada quando um farmacêutico, que estava no local, percebeu que havia baixa saturação de oxigênio e batimentos cardíacos. Diante disso, a bebê foi imediatamente levada ao hospital para receber atendimento emergencial.
Ao chegar à unidade de saúde, a equipe médica realizou uma série de exames, mas constatou que o coração da menina não apresentava mais atividade elétrica. A bebê acabou falecendo no hospital, dois dias antes de completar 10 meses. Em nota, a Prefeitura de Correia Pinto destacou que mortes só podem ser confirmadas após a “devida constatação” por um profissional qualificado.
Ainda de acordo com os bombeiros, a vítima não apresentava rigidez nos membros inferiores, mas foram notados edemas na região do pescoço e atrás das orelhas, levantando questionamentos sobre o estado de saúde da menina antes do falecimento. Por esse motivo, o Instituto Geral de Perícia (IGP-SC) foi acionado para remover o corpo e realizar uma análise completa, com prazo de até 30 dias para emitir o laudo final.
Em um comunicado oficial, a prefeitura se solidarizou com a família e enfatizou que todos os profissionais de saúde seguem orientações rigorosas para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Além disso, reafirmou seu compromisso com a qualidade do atendimento e a importância da correta confirmação das condições de saúde antes da emissão de qualquer atestado ou declaração.