Baixa pressão provoca chuva forte, ventania e temporais no Sul do Brasil

A formação de um centro de baixa pressão sobre o Paraguai está trazendo chuvas volumosas e ventos fortes para os estados do Sul do Brasil, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os volumes mais expressivos de precipitação são esperados no Paraná e em Santa Catarina, onde podem ocorrer alagamentos e inundações. No Rio Grande do Sul, o destaque é para os ventos, que devem ser mais intensos no litoral e na região da Lagoa dos Patos.

Em algumas localidades, os acumulados de chuva já ultrapassaram 80 mm em apenas 24 horas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, cidades como Planalto (PR), Dionísio Cerqueira (SC) e General Carneiro (PR) registraram os maiores índices. A previsão é de que as precipitações continuem até sexta-feira, com volumes que podem ultrapassar a média de 100 mm em várias regiões. O risco de deslizamentos e transbordamento de rios é alto, especialmente em Santa Catarina, onde a elevação do nível dos rios é motivo de preocupação.

Além das chuvas, a MetSul Meteorologia alerta para a intensificação dos ventos, que podem chegar a 80 km/h, especialmente no litoral e áreas elevadas do Rio Grande do Sul. As rajadas mais fortes estão previstas para a região metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte gaúcho, o que pode causar quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. Entretanto, os impactos mais severos são esperados em Santa Catarina e Paraná, onde há maior risco de temporais com ventos intensos e granizo.

O cenário de instabilidade meteorológica segue crítico, com previsão de temporais isolados nos próximos dias. A situação exige atenção redobrada da população e das autoridades locais para evitar maiores prejuízos.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo