Após permanecer fechado por mais de cinco meses devido a uma enchente que afetou Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho voltou a operar voos comerciais nesta segunda-feira (21). A primeira aeronave a pousar foi um voo da Azul, vindo de Campinas (SP), que chegou ao terminal logo após as 8h. A reabertura contou com a presença do governador Eduardo Leite, que, acompanhado de autoridades estaduais, recepcionou os passageiros que desembarcaram.
Conforme informações fornecidas pela Fraport, empresa que administra o aeroporto, foram programados 71 pousos e decolagens no dia de retomada, com operações ainda em uma pista reduzida de 1.730 metros, que funcionará de forma gradual entre 8h e 22h. A expectativa é de que o aeroporto possa receber até 128 voos diários em um ritmo total de operação. Para o mês de outubro, já foram confirmadas rotas para Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo.
Com a recuperação gradual da infraestrutura, a reabertura completa da pista está prevista para 16 de dezembro, data em que os voos internacionais devem voltar a operar normalmente. Até lá, a administração se concentrará em restabelecer totalmente os serviços para cidades como Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, programados para retornar em novembro.
A reabertura simbólica do Salgado Filho ocorreu ainda na sexta-feira (18), quando um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o primeiro pouso no aeroporto desde as obras. Uma cerimônia com a participação de autoridades federais e estaduais marcou o momento, celebrando o início da normalização das operações.