Aeroporto de Porto Alegre retoma voos comerciais após meses de paralisação

Operações aéreas no Salgado Filho reiniciam gradualmente após reparos causados pelas enchentes de maio

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a operar voos comerciais a partir da próxima segunda-feira, de acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O local foi afetado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, o que obrigou a suspensão temporária de suas atividades. A retomada será gradual, com cerca de 70% das operações previstas para recomeçar na próxima semana, enquanto os voos restantes devem ser restabelecidos até dezembro.

Durante uma coletiva de imprensa no Ministério da Fazenda, após reunião com o ministro Fernando Haddad, Costa Filho anunciou que uma cerimônia de reabertura será realizada na sexta-feira, mas os voos regulares serão retomados apenas na segunda-feira. O aeroporto, considerado um dos mais movimentados do Brasil, teve seus serviços transferidos temporariamente para a Base Aérea de Canoas, devido aos danos na pista e nos terminais, que foram parcialmente destruídos pelas fortes chuvas.

A concessionária Fraport, que opera o Salgado Filho, já está em fase final de ajustes para garantir a segurança nas operações. O ministro também destacou que não haverá o encerramento imediato das operações na Base Aérea de Canoas, onde as companhias aéreas têm atuado a tarifas reduzidas. Essa transição será feita de forma gradual até que o aeroporto de Porto Alegre esteja completamente funcional.

A expectativa é que todo o processo de transição ocorra até dezembro, conforme Costa Filho explicou. “Nos próximos três meses, faremos uma transição total da aviação no estado”, disse ele, mencionando que a demanda por voos na base de Canoas será monitorada e ajustada conforme o retorno das operações no Salgado Filho.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo