Aproveitando o feriado de Nossa Senhora Aparecida, mais de 1,1 mil pessoas de diversas cidades da Serra Gaúcha participaram do 44º Encontro de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas da Diocese de Caxias do Sul, realizado no Seminário Nossa Senhora Aparecida. O evento, organizado pela Pastoral Vocacional, trouxe a reflexão sobre a oração com o lema: “Beber da fonte de Água Viva” (Jo 4,10).
As zeladoras, responsáveis pela visita domiciliar com a Capelinha de Nossa Senhora, se reuniram para momentos de oração, reflexão e confraternização. A atividade iniciou com a acolhida de grupos das sete regiões de pastoral da Diocese, incluindo participantes das regiões mais distantes, como Cambará do Sul e Cotiporã.
Um dos destaques foi o testemunho de Elda Falcade, da Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves, que destacou a importância da visita da Capelinha, especialmente durante a pandemia: “Se não tiver zeladora, a Capelinha para”, ressaltou.
O evento seguiu com um momento de oração, incluindo a encenação do Evangelho de João (capítulo 4) pelo Grupo Nova Geração, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e uma reflexão conduzida por Loiva Menezes, da Cáritas Diocesana.
O ponto alto do encontro foi a Missa presidida por Dom José Gislon, bispo diocesano, que destacou a importância do trabalho das zeladoras: “Para a nossa Diocese, o trabalho das zeladoras é fundamental, marcado pela oração e pelo apoio às vocações sacerdotais”.
Após a Missa, houve um almoço de confraternização, seguido por apresentações musicais do padre Renato Ariotti e mensagens de ânimo do padre Ezequiel Dal Pozzo. O momento vocacional foi conduzido pelo padre Eleandro Teles, com a apresentação dos jovens vocacionados e a prestação de contas da coleta das Capelinhas.
O evento foi encerrado com o Terço e a bênção de envio de Dom José Gislon, com água abençoada distribuída aos participantes.
O 45º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores já está marcado para o próximo ano, no dia 12 de outubro de 2025.