A partir desta sexta-feira (20), a Trensurb voltará a operar até a Estação Farrapos, em Porto Alegre, oferecendo 19 pontos de embarque e desembarque após quatro meses de interrupção devido às enchentes no Rio Grande do Sul. A previsão é de que o serviço completo, com todas as 22 estações, esteja funcionando até 24 de dezembro. As operações na capital foram suspensas em maio, mas a retomada parcial ocorreu no final do mesmo mês.
Para facilitar o deslocamento entre a Estação Farrapos e o centro de Porto Alegre, um serviço gratuito de transporte estará disponível, levando os passageiros até o terminal na Júlio de Castilhos, no Centro Histórico. A empresa responsável por esse transporte será escolhida por meio de uma licitação, cujo edital ainda será anunciado.
Durante coletiva de imprensa, a Trensurb também anunciou um investimento de R$ 120 milhões para a recuperação de três subestações de energia nas cidades de Porto Alegre e Canoas. Apenas a subestação de São Luís está parcialmente operante no momento, o que limita a circulação dos trens. A recuperação das subestações é crucial para restabelecer o serviço até a Estação Mercado.
Com a reabertura da Estação Farrapos, a expectativa é de que o número de passageiros diários aumente para 100 mil, comparado aos 60 mil atuais. Antes das enchentes, a Trensurb transportava cerca de 116 mil pessoas por dia, e a tarifa permanecerá em R$ 4,50, com intervalos de 14 minutos entre os trens.