Trégua da chuva será breve e vem mais água para o Rio Grande do Sul, afirma Metsul

O estado do Rio Grande do Sul está passando por uma semana de chuvas intensas, com alagamentos, cheias de rios e inundações em diversas regiões, como previsto pela MetSul Meteorologia. A instabilidade, que já havia sido alertada para o final de setembro, tem causado grandes transtornos em várias cidades.

Entre os acumulados de chuva registrados até às 9h desta quinta-feira, destacam-se os seguintes volumes: 318 mm em Camaquã, 227 mm em Encruzilhada do Sul, 215 mm em Mostardas, 214 mm em São Lourenço do Sul e 207 mm em Pinheiro Machado. Esses valores representam de 100% a 200% da média histórica de precipitação de setembro em apenas quatro dias.

Em outras localidades, os números também são expressivos: 169 mm em Dom Pedrito, 168 mm em Pedro Osório, 162 mm em Rio Grande e 158 mm em Caçapava do Sul, demonstrando a abrangência das chuvas. Cidades como Porto Alegre e a região da Metade Norte seguem enfrentando períodos de chuva que variam de fraca a forte intensidade.

A previsão indica que, nas próximas horas, a chuva continuará a afetar principalmente o Norte do estado. Já no Sul, o tempo deve estabilizar, com chuva fraca ou garoa em alguns pontos, e até mesmo a suspensão das precipitações em diversas cidades. Entretanto, devido à presença de um sistema de baixa pressão, ainda há possibilidade de rajadas de vento moderadas em algumas áreas.

A partir de amanhã, o tempo começará a firmar no Sul do estado, mas o Norte e o Nordeste ainda podem ter chuvas intermitentes, especialmente pela manhã, com melhora no decorrer do dia. No final de semana, a entrada de ar seco deve trazer maior estabilidade para quase todo o estado, embora o Leste gaúcho possa ter momentos de nebulosidade.

Leia também:  Chuvas intensas alagam cidade no RS, superando expectativa mensal em poucas horas

As projeções para os próximos dias indicam a volta das chuvas para o Sul e Oeste do estado na segunda-feira, se estendendo para outras regiões até terça. Apesar da previsão de chuva frequente na próxima semana, os volumes esperados não devem ser excessivos.

Os especialistas da MetSul Meteorologia continuam monitorando a situação e alertam para o risco de temporais isolados na Metade Norte durante a segunda metade da semana que vem.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo