Um sistema de tempestades avança na tarde desta quinta-feira pela Argentina e o Uruguai, rumando para o Rio Grande do Sul, trazendo tempestades fortes a severas com chuva forte, vento com rajadas e principalmente muita queda de granizo, as informações são da Metsul.
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, emitiu alertas de temporais para a cidade de Buenos Aires e as províncias de Buenos Aires, Corrientes, Entre Ríos e La Pampa, bem como em grandes áreas de Río Negro, Santa Fé e Chubut (especificamente, na Península Valdés).
Os alertas também se aplicam em Mendoza, San Luis, San Juan, Neuquén, La Rioja, Córdoba e áreas do Chaco. Nestes casos é devido ao vento e até à neve. Em Mendoza, San Juan e Neuquén, está em vigor um alerta laranja para vento Zonda.
O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu um aviso à população com aviso de temporais fortes. O alerta informa sobre “temporais fortes e ocasionalmente severos, acompanhados de chuvas abundantes e copiosas”.
De acordo com o aviso especial do Inumet, “nas zonas tempestuosas podem registar-se rajadas de vento forte e muito forte, granizo, atividade elétrica e chuvas abundantes (por vezes intensas)”.
Os alertas dos serviços da Meteorologia da Argentina e do Uruguai se cumprem nesta quinta com temporais nas últimas horas nos dois países e que vão prosseguir no resto desta quinta-feira.
Uma frente fria que avança pelo Centro da Argentina precedida por ingresso de ar muito quente de Norte com uma corrente de jato em baixos níveis favorece episódios de tempo severo na região e também no Uruguai.
Fortes temporais atingiram a província de Buenos Aires e o Uruguai no final da manhã e no começo da tarde desta quinta-feira com chuva forte a torrencial, rajadas de vento e, especialmente, queda de granizo.
O granizo em pontos da província de Buenos Aires, inclusive na área metropolitana da capital argentina, e no Oeste do Uruguai teve tamanho médio a grande com pedras em alguns casos com diâmetro de 5 a 8 centímetros.
Entre 14h e 15h o céu escureceu e o dia virou noite na área central da cidade de Buenos Aires com chuva forte. O Aeroporto Internacional de Ezeiza, na Grande Buenos Aires, reportou queda de granizo.
Os temporais vão agora avançar para o Norte e atingir outros pontos do Centro argentino e também todo o Uruguai. A cidade de Montevidéu tem risco de chuva forte e tormenta nas próximas horas.
A instabilidade chega nas próximas horas também ao Sul e ao Oeste do Rio Grande do Sul antes de avançar para as demais regiões gaúchas, também com risco de chuva forte e temporais, de vento e granizo.
O maior momento de instabilidade no território gaúcho vai se concentrar entre a noite desta quinta, a madrugada e a manhã desta sexta. Será quando a frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com uma linha de instabilidade que trará nuvens muito carregadas com raios, chuva que será localmente forte e a probabilidade de temporais com granizo e vendavais.