O Secretário Especial do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp, esteve em Nova Prata na última terça-feira, 3, cumprindo uma agenda de compromissos e, entre eles, uma visita à sede do Bailado Gaúcho.
Acompanhado pelo seu assessor, Alex Bergmann, pelo coordenador do Ente Friulano de Assistência Social e Cultural de Imigrantes Italianos (EFASCE), Rosimar Brandalise, e por Charles Barbiero, representando a Câmara de Indústria e Comércio de Nova Prata, Wesp foi recebido por integrantes do Bailado e pode conhecer a estrutura e a dinâmica de funcionamento da sede, que também é a casa do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Wesp esteve na cidade em 2022 e acompanhou uma noite de espetáculos na 18ª edição do evento.
A visita do Secretário foi motivada, especialmente, pelo início das tratativas para a realização da 21ª edição do Festival, que acontecerá de 3 a 7 de setembro de 2025, e pela agenda comemorativa dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, temática que também será amplamente trabalhada pelo Bailado Gaúcho ao longo do próximo ano.
Ainda em agosto, durante a 20ª edição do Festival, o Secretário de Estado Adjunto da Cultura, Benhur Bortolotto, marcou presença na Conferência Internacional da FIDAF e prestigiou os espetáculos no Ginásio Alcides Tarasconi. Na ocasião, Bortolotto também realizou uma visita à sede do Bailado Gaúcho.
O interesse de autoridades estaduais em conhecer a estrutura e a dinâmica de organização do evento refletem a projeção econômica e cultural que o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata adquiriu, não apenas para Nova Prata e região, mas para todo o Rio Grande do Sul.