Neste domingo, 29 de setembro de 2024, uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão de mais de quatro toneladas de fios de cobre na rodovia BR-386, em Montenegro. O material apreendido estava sem documentação que comprovasse sua origem e apresentava sinais de uso, como a borracha queimada ao redor dos fios.
Durante uma inspeção de rotina, os policiais abordaram um caminhão Mercedes Benz, com placas de Gravataí, e constataram que a carga de fios e peças de cobre excedia a capacidade permitida para o veículo. A ausência de nota fiscal e o estado dos fios levantaram suspeitas, já que as características do material correspondiam ao perfil de cobre furtado de redes elétricas e de telecomunicações.
O condutor, um homem de 49 anos, já possuía antecedentes criminais, incluindo a receptação de cobre furtado. Ele afirmou aos agentes que estava transportando a carga de Venâncio Aires para Gravataí, com o objetivo de enviá-la para uma fábrica de peças de cobre em São Paulo. A mercadoria e o caminhão foram apreendidos e o motorista foi levado à delegacia de polícia de Montenegro.