Polícia Federal cumpre 14 mandados no RS em operação contra abuso sexual infantil
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25/9) a Operação Terabyte, uma ação nacional de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. No Rio Grande do Sul, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em nove municípios.
A operação no estado gaúcho teve a seguinte distribuição:
- Porto Alegre: 4 mandados
- Viamão: 2 mandados
- Rosário do Sul: 2 mandados
- Sapiranga: 1 mandado
- Venâncio Aires: 1 mandado
- Gravataí: 1 mandado
- Alvorada: 1 mandado
- Capão da Canoa: 1 mandado
- Pelotas: 1 mandado
A ação faz parte de um esforço nacional que resultou no cumprimento simultâneo de 141 mandados de busca e apreensão em todos os estados do país. O objetivo principal é identificar e prender criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil, principalmente através da internet.
A operação contou com a participação de mais de 750 policiais em todo o Brasil, além do apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos.
A Polícia Federal ressalta a importância da prevenção e alerta aos pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar e orientar seus filhos no ambiente virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
A Operação Terabyte demonstra o compromisso das forças policiais em combater crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, buscando maior integração entre as polícias federal e estaduais na persecução penal desses criminosos.