Polícia Civil do RS desarticula quadrilha especializada no “golpe do 0800” em São Paulo

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quarta-feira (18) uma ofensiva contra um grupo criminoso especializado no chamado “golpe do 0800”, realizando 16 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Barueri e Tiradentes. A operação, batizada de Linha Cruzada, busca desmantelar a quadrilha que utiliza falsas centrais telefônicas para enganar vítimas em diversas regiões do país.

A investigação, que teve início em novembro de 2022, foi desencadeada após a denúncia de uma vítima de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, que sofreu um prejuízo de mais de R$ 200 mil. Segundo a Polícia Civil, o esquema consistia em fraudes financeiras e compras ilícitas realizadas com cartões de crédito das vítimas.

Durante a operação, diversos itens comprados com o dinheiro das fraudes foram apreendidos. Três suspeitos já foram detidos e encaminhados à delegacia para prestar depoimento. Conforme a delegada responsável pela investigação, Luciane Bertoletti, da 3ª Delegacia de Polícia de Canoas, os mandados foram cumpridos em residências ligadas às pessoas que receberam os valores ou produtos provenientes do esquema.

A Justiça já determinou o bloqueio dos valores desviados pelo grupo criminoso. A vítima original, que sofreu um golpe de R$ 200 mil, já foi totalmente ressarcida. “Conseguimos resgatar e restituir o valor total para a vítima”, afirmou a delegada Bertoletti.

O golpe envolve uma falsa central de atendimento onde os criminosos se passam por representantes de bancos ou instituições financeiras. As vítimas são alertadas por SMS sobre supostas transações suspeitas e são orientadas a ligar para um número 0800, onde são induzidas a fornecer dados bancários sensíveis ou até realizar transações, como um Pix, que resulta no desvio do dinheiro.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo