Polícia Civil deflagra operação contra furto de caminhões e estelionatos no RS

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil deflagrou a Operação Truck, ação coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria. O objetivo da operação é desarticular um grupo criminoso especializado em furtos de caminhões, desmanche de veículos, estelionatos e extorsões, com foco no enriquecimento ilícito.

A operação mobilizou cerca de 300 policiais, que cumpriram 81 ordens judiciais em cidades dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, incluindo Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas, Londrina, Rolândia e Ibiporã. Foram expedidos mandados de busca e apreensão, além de prisão preventiva.

Até o momento, 17 pessoas foram presas: 10 prisões preventivas no Rio Grande do Sul, 3 no Paraná e outras 3 em flagrante por tráfico de entorpecentes no RS. Drogas, munições, celulares, rádio comunicadores, balança de precisão, equipamentos bloqueadores de sinal (jammers) e decalques para falsificação de chassi foram apreendidos.

Segundo o Delegado André Diefenbach, titular da Draco/Santa Maria, a investigação, que começou em outubro de 2023, identificou uma rede criminosa interligada composta por 28 membros, envolvidos em furto de caminhões, adulteração de componentes automotores, extorsão, estelionato e lavagem de dinheiro. “Por intermédio da investigação especializada, materializada por análises telemáticas, interceptações e diligências policiais, foi possível identificar 28 criminosos interligados e associados criminalmente”, explicou Diefenbach.

Um dos alvos principais da operação é um dos líderes da organização criminosa, responsável por decisões estratégicas, junto com seus irmãos. Ele possui diversos antecedentes criminais, incluindo tráfico de drogas, roubo, posse de arma de fogo, furto e receptação.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo