PF deflagra operação tríada com 15 mandados de busca no RS e bloqueio de R$ 30 milhões
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (19/09), a Operação Tríada, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa responsável por crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A ação envolve 62 policiais federais e a execução de 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uruguaiana/RS, Quaraí/RS, Porto Alegre/RS, Sombrio/SC e Foz do Iguaçu/PR. Além disso, a Justiça Federal determinou o bloqueio de mais de R$ 30 milhões em bens e valores associados ao grupo criminoso.
A operação é um desdobramento da Operação Kairós, iniciada em fevereiro de 2023, que investigou crimes financeiros na fronteira entre Brasil e Argentina. Naquela ocasião, o foco foi direcionado para cambistas de Uruguaiana/RS, suspeitos de câmbio ilegal em grandes volumes, além de fortes indícios de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
As investigações avançaram e revelaram que esses cambistas mantinham ligações financeiras com um posto de combustíveis em Uruguaiana, que operava como uma instituição financeira clandestina, facilitando operações de câmbio ilegal e adiantamento de cheques com ágio, para fins de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O nome Tríada, de origem espanhola, faz referência às três moedas envolvidas nas operações ilegais: reais, pesos argentinos e dólares americanos.
Medidas judiciais em execução:
- Mandados de Busca e Apreensão: 17
- 13 em Uruguaiana/RS
- 1 em Quaraí/RS
- 1 em Porto Alegre/RS
- 1 em Sombrio/SC
- 1 em Foz do Iguaçu/PR