Na tarde desta quarta-feira, 11 de setembro, por volta das 15h, trabalhadores que realizavam uma limpeza na área conhecida como “Tenda do Colau”, bastante atingida pelos deslizamentos de maio deste ano, na Serra das Antas, em Veranópolis, encontraram parte de um corpo humano. De acordo com informações do Delegado de Polícia de Veranópolis, Tiago Baldin, foi encontrado um pedaço de antebraço entre os destroços e entulhos do local.
Segundo o delegado, a pessoa que encontrou a parte do corpo já foi identificada. O fragmento encontrado estava na parte interna da estrutura. “Era uma mão, um pedaço de antebraço, saindo dos destroços ali de dentro da tenda”, relatou Baldin.
Após o achado, os trabalhadores acionaram o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que comunicou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e por sua vez, a Polícia Civil foi envolvida. Por volta das 16h30, a equipe policial chegou ao local e confirmou a presença do fragmento humano, registrando o caso como encontro de cadáver.
O DNIT forneceu uma retroescavadeira para realizar uma limpeza mais profunda no local, e a perícia foi chamada de Caxias do Sul. “Ao final, quando a equipe da perícia retirou aquele antebraço, acionamos o Corpo de Bombeiros para verificar se o fragmento pertencia a um corpo inteiro ou se era apenas um antebraço. E acabou sendo só o antebraço”, informou o delegado.
A parte do corpo foi enviada para exame de DNA, pois existe uma forte suspeita de que possa pertencer a uma das vítimas que faleceram na região, cuja morte foi registrada sem a presença de um antebraço. O fragmento estava em estado de mumificação, de acordo com os peritos.
A equipe policial deixou o local por volta das 21h, encerrando a operação que durou cerca de cinco horas e meia. O delegado Baldin concluiu: “Agora aguardamos os resultados da perícia genética para confirmar se esse antebraço pertence a uma das vítimas do local.”