Operação Falsa Chamada combate crimes de extorsão na Região Metropolitana

Ação da Polícia Civil resulta em cinco prisões e apreensão de celulares usados no esquema

Na manhã desta segunda-feira (09/09), a Polícia Civil deflagrou a Operação Falsa Chamada, coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Esteio, com o objetivo de combater um grupo criminoso especializado em extorsão. A quadrilha, oriunda de Esteio, realizava golpes usando celulares para extorquir vítimas. Até o momento, cinco pessoas foram presas e diversos aparelhos celulares foram apreendidos.

A operação ocorreu nas cidades de Esteio e Sapucaia do Sul, onde cerca de 20 policiais civis cumpriram 13 mandados judiciais, incluindo ordens de busca, apreensão e prisão.

O grupo operava de acordo com um modus operandi específico: selecionava vítimas, principalmente veículos com informações de empresas, como nomes e números de telefone. Em seguida, entravam em contato com as vítimas, alegando que o veículo delas teria se envolvido em um acidente com o dos criminosos. Mesmo com a negativa das vítimas, o grupo continuava exigindo pagamento em dinheiro.

Caso o pagamento fosse realizado, as ameaças continuavam, incluindo intimidações e ameaças de morte. A investigação revelou que pelo menos 50 ocorrências policiais estavam associadas ao grupo, mostrando a extensão dos golpes e o grande número de vítimas.

A operação representa um grande avanço no combate à extorsão na região, desarticulando uma associação criminosa e protegendo potenciais novas vítimas.

Sair da versão mobile