Fundado em 1924, o Hospital Tacchini nasceu da necessidade de oferecer estrutura adequada para abrigar equipamentos e medicamentos que garantissem ao Dr. Bartholomeu Tacchini as condições ideais para prestar atendimento de qualidade à população de Bento Gonçalves. Com o apoio da comunidade local, foi criado um Conselho de Administração responsável por arrecadar recursos para a construção do primeiro prédio do hospital, inaugurado em 1927.
O Dr. Tacchini, em uma viagem à Itália, foi pessoalmente responsável pela aquisição dos primeiros equipamentos e materiais médicos. A qualidade do atendimento oferecido logo permitiu que o hospital ampliasse sua área de atuação, tornando-se uma referência para toda a serra gaúcha.
Crescimento e novas unidades
Com o reconhecimento regional, ao longo de seus 100 anos de existência, o Hospital Tacchini passou por diversas ampliações e modernizações. Desde 1980, novas unidades foram criadas para atender a crescente demanda da comunidade. O Plano de Saúde Tacchimed, por exemplo, hoje cuida de 62 mil vidas.
Em 2004, o Hospital Beneficente São Roque, de Carlos Barbosa, passou a ser administrado pelo Tacchini Saúde. O atual Tacchini Carlos Barbosa reformulou completamente importantes setores, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, salas de recuperação, Centro Obstétrico, além de unidades especializadas como a Clínica da Mulher.
Pesquisa e inovação
Em 2014, foi fundado o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, o qual vem se destacando pela participação em estudos multicêntricos nacionais e internacionais. A instituição foca em pesquisas avançadas nas áreas de cardiologia, oncologia, pediatria, fisioterapia e medicina intensiva.
Equipe e serviços especializados
Atualmente, o Hospital Tacchini conta com cerca de 2.200 colaboradores e mais de 260 médicos atuando em 53 especialidades. O hospital é referência estadual no Sistema Único de Saúde (SUS) em leitos de tratamento intensivo adulto, pediátrico e neonatal, recebendo pacientes de todo o Rio Grande do Sul.
Além disso, o hospital é uma referência regional em gestação de alto risco e tratamento oncológico para 22 municípios, além de atuar em nefrologia e saúde mental para oito municípios e na gestação de risco habitual para cinco cidades da região.
Fotos: Arquivo/Tacchini