Governo do RS inicia monitoramento meteorológico com radar instalado em Porto Alegre

O governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Casa Militar e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, deu início ao monitoramento meteorológico utilizando os dados do radar instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre, no dia 8 de agosto.

O processo para a contratação desse serviço, que abrange Porto Alegre e a Região Metropolitana — a área mais populosa do estado —, teve início no começo de 2023. O contrato foi assinado no final do ano, prevendo cinco anos de operação com cobertura de um raio de 150 quilômetros a partir do ponto de monitoramento. Para a contratação do serviço, foram investidos R$ 25,94 milhões.

Inicialmente, a instalação do radar estava prevista para o Morro São João, em Montenegro, mas um incidente que comprometeu o acesso ao local inviabilizou o projeto. Montenegro ainda é uma possibilidade futura, de acordo com a Climatempo, empresa responsável pelo serviço, que apontou melhor aproveitamento da tecnologia na área.

Para garantir o cumprimento do cronograma, a Defesa Civil e a Climatempo decidiram instalar o radar no Morro da Polícia, local já estudado anteriormente. A operação do equipamento começou no dia 8 de agosto de 2024, com sua calibragem inicial.

Esse radar, importado da República Tcheca, oferece informações de nowcasting, que melhoram a previsibilidade de eventos meteorológicos como chuvas intensas, ventos fortes, granizo, tornados e microexplosões. As previsões ocorrem em intervalos de curto e curtíssimo prazo, podendo ser feitas até 12 horas ou menos de uma hora antes dos fenômenos.

As informações geradas pelo radar são analisadas pela equipe de monitoramento e, caso sejam identificadas condições de risco, subsidiarão a emissão de alertas pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil. O foco do monitoramento é a gestão de riscos e desastres.

Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o monitoramento por radar “representa um passo positivo e relevante para as medidas de preparação e prevenção, principalmente devido à densidade populacional e ao histórico recente de desastres que impactaram significativamente a capital Porto Alegre e a Região Metropolitana“.

Os alertas serão enviados à população e aos gestores municipais para que adotem medidas preventivas e sigam os Planos de Contingência de cada município. Os cidadãos podem cadastrar-se para receber os alertas enviando uma mensagem SMS com o CEP da sua residência para o número 40199.

Sair da versão mobile