O governador Eduardo Leite participou, nesta sexta-feira (13/9), de fórum promovido pela Canning House, em São Paulo. No evento, apresentou o Plano Rio Grande, a estratégia de reconstrução elaborada pelo governo estadual após as enchentes de maio.
A uma plateia formada por acadêmicos e representantes de estruturas do governo do Reino Unido, Leite destacou que o Plano Rio Grande reúne ações estruturantes para reconstruir as áreas afetadas, além de promover resiliência climática e adaptação a futuros desafios.
“O Plano Rio Grande vai muito além da simples reconstrução física das áreas impactadas. O objetivo é reparar os danos causados pelos eventos extremos, mas também preparar o Estado para enfrentar crises futuras com maior eficácia”, ressaltou.
Leite enfatizou que o governo vem trabalhando em diversos eixos, que incluem a reconstrução da infraestrutura essencial, a resiliência e a prevenção, a urbanização e a proteção das cidades, além de parcerias e financiamento das ações.
O governador reforçou que o Plano Rio Grande busca transformar a adversidade em oportunidade, propondo soluções inovadoras para o futuro do Estado. Ele destacou a importância de cooperação internacional, mencionando parcerias com o Reino Unido no âmbito da Race to Resilience, um compromisso global de adaptação climática.
“Estamos construindo um Rio Grande do Sul mais forte, preparado para enfrentar as adversidades climáticas, com um olhar no futuro e no desenvolvimento sustentável”, concluiu o governador.
A Canning House é uma instituição britânica dedicada ao fortalecimento das relações entre o Reino Unido, a América Latina e a Península Ibérica por meio do diálogo, do intercâmbio cultural e da cooperação econômica.
Outros compromissos
Mais cedo, durante a manhã, o governador reuniu-se com representantes da V.Tal, empresa de telecomunicações que está ampliando a sua atuação no Rio Grande do Sul e deve anunciar importantes investimentos em breve. Na parte da tarde, Leite participou de encontro com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB). Os integrantes da entidade entregaram ao governador sugestões para o processo de reconstrução do Estado pós-enchentes.