Frente fria reforça instabilidade com chuva forte, alagamentos e temporais, afirma Metsul

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta sobre a intensificação de uma frente fria, que deve causar fortes chuvas e temporais severos no Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã. Segundo o aviso, há alta probabilidade de danos e transtornos em diversas regiões do estado.

Na última segunda-feira, uma frente quente se formou entre o Oeste e o Sul gaúcho, provocando chuvas intensas, raios e granizo. Este sistema permaneceu semi-estacionário, gerando tempestades contínuas. Hoje, a frente se transformou em uma frente fria, deslocando-se gradualmente do Sul para o Centro e Noroeste do estado. A expectativa é que a frente fria atinja a maioria das regiões gaúchas nesta quinta-feira, trazendo chuvas volumosas e temporais.

Riscos de tempestades severas

A frente fria, ao encontrar o ar quente presente no estado, poderá gerar temporais localmente severos, com potencial para granizo e vendavais isolados. Porto Alegre e sua região metropolitana devem ser fortemente impactadas, com aumento da chuva e trovoadas ainda hoje. Amanhã, a capital deve enfrentar chuvas intensas e pancadas torrenciais, além do risco de granizo e ventos fortes.

Impactos na infraestrutura e no trânsito

O volume de chuva esperado preocupa especialmente regiões do Sul e Oeste do estado, como Pelotas, Lagoa dos Patos e Camaquã, onde os acumulados já ultrapassam os 150 mm. Em algumas áreas, os acumulados podem chegar a 250 mm, elevando o nível dos rios e aumentando o risco de alagamentos e inundações, especialmente na BR-116 entre Pelotas e Porto Alegre.

Em Porto Alegre, apesar de não haver risco de enchente, a previsão é de que os alagamentos possam causar transtornos significativos, principalmente em áreas já afetadas pela enchente de maio, como o Quarto Distrito e o Centro Histórico. A rede de esgoto ainda assoreada pode agravar a situação, tornando algumas ruas intransitáveis.

Previsão para os próximos dias

Segundo os modelos meteorológicos europeus, a tendência é que a chuva volumosa persista até sexta-feira, com altos volumes acumulados em várias regiões do estado. Cidades do Oeste e Sul da Lagoa dos Patos estão entre as áreas mais afetadas, com alertas para cheias nos rios Piratini e Camaquã.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo