Frente fria muda o tempo no começo de outubro com chuva e temporais, prevê Metsul

Uma nova frente fria vai mudar o clima no Sul do Brasil entre terça e quarta-feira, trazendo chuva e temporais isolados. A instabilidade atinge os três estados da região, com previsão de deslocamento lento, alcançando algumas áreas somente ao longo da quarta-feira. Embora o Sul do Rio Grande do Sul já registre chuvas isoladas nesta segunda-feira, será a partir de terça que o tempo muda de forma mais significativa, afetando mais cidades.

O sistema frontal inicia sua atividade nas primeiras horas de terça-feira, com chuva e trovoadas no Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. O Norte da região ainda terá sol e aumento nas temperaturas, com ventos vindos do Norte da América do Sul carregando fumaça. Ao longo do dia, o avanço da frente provoca um aumento nas nuvens e a chegada de chuvas em diversas áreas da Metade Norte do estado.

Na quarta-feira, a frente avança sobre o Norte gaúcho, chegando a Santa Catarina e Paraná, enquanto a instabilidade diminui no Sul do Rio Grande do Sul. O tempo começa a melhorar no Oeste do estado, mas ainda há previsão de chuvas localizadas. Já na quinta-feira, a frente fria perde força, com chuvas isoladas em algumas áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, enquanto o Rio Grande do Sul deve ter tempo firme.

A previsão indica que os volumes de chuva não serão extremos, com acumulados localizados em torno de 50 mm, principalmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul. O risco de temporais será menor que na semana anterior, embora algumas áreas ainda possam enfrentar granizo e ventos fortes de forma isolada nos três estados do Sul.

As informações são da Metsul.

Sair da versão mobile