Eclipse lunar parcial será visível nesta terça-feira em todo o Brasil

Nesta terça-feira, 17 de setembro de 2024, será possível observar um eclipse parcial da Lua em todo o Brasil. De acordo com o Observatório Nacional (ON), o fenômeno ocorrerá durante a noite e também poderá ser visto em diversas regiões ao redor do mundo, como América do Norte, Europa, parte da África e Ásia. O eclipse acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra no satélite natural.

Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua atravessa parcialmente a sombra da Terra, que se divide em duas partes: a penumbra, que é uma sombra mais clara, e a umbra, a parte mais escura. Neste caso, apenas 3,5% da superfície da Lua será coberta pela umbra, o que deixará uma pequena parte da Lua com aparência de estar “mordida”.

O início do eclipse está previsto para às 23h12, quando a sombra mais escura começará a cobrir a Lua. O ponto máximo do eclipse será às 23h44, com término às 00h15 do dia 18. Apesar de o eclipse ser parcial, o fenômeno promete chamar a atenção de quem estiver observando o céu em boas condições climáticas.

A gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do ON, Josina Nascimento, explica que a visibilidade do eclipse depende da posição da Lua no céu em cada localidade. Mesmo sendo um fenômeno parcial, ele será visível a olho nu, desde que as condições meteorológicas permitam.

Sair da versão mobile